conceitos9

Página Inicial      |      Conceitos



contato:




A D A P T S E


Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697
sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

 

Sociedade inclusiva

Fala-se muito de inclusão social enquanto meta de governos, ou como prática atual e mais ajustada com os direitos civis vinculada à educação, ao trabalho e até a evangelização. Fala-se de inclusão social como preceito religioso, como aprimoramento de técnicas e procedimentos, como sinal de humanização das relações entre as pessoas...

Contudo, tentativas oficiais de inclusão tem sido praticadas de modo incompleto e improvisado. Com isso, o termo inclusão parece perder sua força enquanto tradução de uma ideologia à medida que as pessoas envolvidas se vêem frustadas e insatisfeitas com os resultados. Isso já ocorreu com as iniciativas de "integração social" de pessoas portadoras de deficiência. Então, com a constatação de falhas, perdas e o declínio da popularidade do termo, as pessoas passam a investir noutro termo mais "politicamente correto." Após "inclusão," o que virá???

Por "sociedade inclusiva," nos referimos ao processo de transformação das estruturas e mecanismos de atuação social de modo que se tornem mais flexíveis e proporcionem igualdade de oportunidades pelo respeito às diferenças individuais. Uma sociedade inclusiva é voltada para prover aos indivíduos as condições de logística e de infra-estrutura para que todos possam se instrumentar por recursos ambientais. Ao se instrumentarem, as pessoas compensam deficiências ou limitações de ordem pessoal e participam ativamente numa base de auto-ajuda e de cooperação inter-pessoal. É, portanto, o cenário para o crescimento individual baseado no respeito mútuo entre as pessoas e no investimento de todos para a formação de infra-estrutura.  

Ao invés de inclusão, é preferível nos atermos às "práticas inclusivas," e assim verificarmos se tais práticas são eficases ou não. Pode-se então mudar os meios sem mudar os princípios em que a sociedade inclusiva se sustenta.

  /\ início