conceitos9

Página Inicial      |      Conceitos



contato:




A D A P T S E


Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697
sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

 

O vínculo entre design universal e a oferta de acolhimento


Ofertas de acolhimento são definidas aqui como tradução ao termo em inglês affordances pelo psicólogo e pesquisador da cognição humana, James J. Gibson (Teoria dos Affordances, 1977).
Para ele, affordances se referem às características dos elementos ambientais que direcionam a atenção dos humanos para possibilidades de ação, isto é, funcionalidades em potencial desses elementos como instrumentos, mobiliário ou equipamento para a realização de atividades. Gibson acredita que pelas affordances, o meio fisico estabelece um vínculo de interação com as pessoas. Uma pedra, por seu tamanho e formato pode servir como um banco ou um trampolim. Certamente, as condições de uso serão estabelecidas pela pessoa que reconhecerá as ofertas de acolhimento da pedra. Contudo, independente de variações culturais, dadas as necessidades e a contextualização de uso, as ofertas de acolhimento serão adotadas pelas pessoas em diferentes países e cantos do mundo.

Donald Norman em 1988 se referiu às affordances para distinguir entre ofertas de acolhimento que existem naturalmente no meio físico e as que são definidas em produtos de design. Para Norman, designers definem aspectos operacionais e funcionais de seus produtos de modo a suprir uma expectativa conceitual de utilidade desses produtos por seus usuários. As ofertas de acolhimento são então uma estrutura linguística de interação entre o meio físico natural ou artificial e seu usuário.

Transpondo essa discussão para o design universal, podemos ver que o princípio de uso intuitivo se vincula diretamente às ofertas de acolhimento de tal modo que um exemplo de design universal deve expressar claramente sua utilidade potencial e sem necessidade de registro sobre procedimentos para modos de operação ou a justificativa sobre sua necessidade.

  /\ início