novidades

Página Inicial      |      Conceitos



contato:




A D A P T S E


Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697
sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

Autonomia e independência

Trata-se do poder de decisão de um indivíduo. Viver com autonomia é poder acreditar que seja capaz de exercer uma ação para escolhas no enfrentamento dos problemas de ordem íntima, pessoal, e circunstancial, ambiental. Então, a partir dessas escolhas (boas ou ruins), o indivíduo se posiciona para agir sobre os problemas de ordem interpessoal, social, financeira e política.

Este é um direito fundamental muitas vezes confundido com outro direito: o direito a viver com independência. A independência se constitui no poder individual de realização de atividades e de alcance de objetivos sem que outra pessoa intervenha no processo.

Por mais que uma pessoa com problemas de ordem corporal esteja dependente de outra para realizar tarefas ou efetivar seus interesses, ela ainda poderá participar ativamente na vida em comum quando ela tem preservada a sua autonomia. Nesse caso, o atendente irá desempenhar seu papel de assistência sem alterar o curso dos atos, respeitando os efeitos e consequências definidos pela pessoa autônoma e dependente.

A autonomia e segurança dependem de que o indivíduo possa se sentir em condição de equilíbrio e harmonia por desfrutar das iguais oportunidades oferecidas a cada um, em que a igualdade é um modo equivalente e compensatório às suas diferenças. 

Por isso, a legislação e as normas técnicas dão grande ênfase para a garantia de autonomia ao usuário do meio edificado.

A vida com dependência constante de algumas pessoas pode se tornar intolerável caso os papéis sociais passivos não possam se inverter ocasionalmente para papéis ativos. Com a ajuda de tecnologia assistiva no âmbito da influência pessoal, um indivíduo pode experimentar situações de independência nas atividades e almejar um equilíbrio nas relações interpessoais. Então, a dependência cede lugar à interdependência e o processo de inclusão social passa a ser natural.

  /\ início