novidades

Página Inicial      |      Conceitos



contato:




A D A P T S E


Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697
sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

Autonomia

Trata-se do poder de decisão de um indivíduo. Viver com autonomia é poder acreditar que seja capaz de exercer uma ação para escolhas no enfrentamento dos problemas de ordem pessoal e ambiental. Então, a partir dessas escolhas (boas ou ruins), o indivíduo se posiciona para agir sobre os problemas de ordem inter-pessoal, social, econômica, e política.

Este é um direito fundamental muitas vezes confundido com outro direito: o direito à viver com independência.

Por mais que uma pessoa esteja dependente de outra para alcançar seus objetivos, ela ainda poderá participar ativamente na vida em comum quando ela tem preservada a sua autonomia.

Por isso, a legislação e as normas técnicas dão grande ênfase para a garantia de autonomia ao usuário do meio edificado.

Contudo, autonomia e segurança dependem de que o indivíduo possa se sentir em condição de igualdade por desfrutar das oportunidades oferecidas a cada um de modo equivalente e compensatório às suas diferenças. 

A vida com dependência constante de algumas pessoas pode se tornar intolerável caso os papéis sociais passivos não possam se inverter ocasionalmente para papéis ativos. Com a ajuda de tecnologia no âmbito da influência pessoal, um indivíduo pode experimentar situações de independência e almejar um equilíbrio nas relações inter-pessoais. A dependência cede lugar à inter-dependência.

  /\ início