novidades

Página Inicial      |      Conceitos



contato:




A D A P T S E


Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697
sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

 

Barreiras

 

São cenários de comportamento (behavior settings) onde pessoas se sentem impossibilitadas de alcançar plenamente seus objetivos devido a um desajuste entre suas necessidades, suas habilidades, suas capacidades, os recursos ambientais em infra-estrutura disponível, ou a atitude preponderante.

Esta definição considera que barreiras podem ser impostas pelo próprio indivíduo caso este não se disponha a testar limites pessoais sem entrar em conflito com o contexto de valores definidos por certa cultura em que se insere.

A habilidade pode ser entendida como perícia que surge da prática, da experiência, da vivência de situações. Não pode ser confundida como um dom, uma aptidão. Habilidades podem ser incomuns caso não tenham reflexo num modo convencional em que as pessoas reconhecem papéis sociais.

A capacidade corresponde à habilidade em potencial que a pessoa pode vir a desenvolver. Um indivíduo pode ter capacidade e pouca habilidade caso não tenha oportunidades de se expressar, de adquirir auto-confiança e de aceitação para ser o melhor de si mesmo em sintonia com o meio onde atua.

Os recursos ambientais em infra-estrutura correspondem ao espaço, aos elementos do meio edificado, às instalações, aos meios de transporte, à logística de aparatos e procedimentos, às alternativas de comunicação e à lógica de linguagem... Tudo isso atua como um sistema de respostas do meio edificado ao comportamento das pessoas.

A atitude pode ser positiva ou negativa, caso seja rígida ou flexível, caso esteja condicionada a repetir respostas padronizadas e lineares em função da habilidade dos mais capazes ou esteja aberta a permitir o aprendizado com novas situações onde o conflito e a insatisfação de pessoas com pouca habilidade revela onde ou como os recursos ambientais e a capacidade individual de todos podem evoluir num conjunto harmônico.

Assim, barreiras são alertas que implicam numa necessidade de conscientização dos problemas , como uma febre que exige ação imediata e restauração da saúde, ou equilíbrio.

  /\ início