novidades


Página Inicial      |      Conceitos



contato:




A D A P T S E


Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697
sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

 

Pessoas portadoras de deficiência

Ninguém porta uma deficiência: vivencia uma deficiência quando experimenta uma situação de desajuste entre suas habilidades e o meio à sua volta. Portar é um verbo em português normalmente associado com o fato de alguém carregar algo consigo que é dissociado de sua pessoa: algo concreto, material, consistente, real, ... 

Assim, o termo portador de uma deficiência surgiu em oposição ao termo usado anteriormente "pessoa deficiente." Entidades representativas, autoridades e estudiosos  concordaram que deficiência deveria sempre ser reconhecida como algo externo e dissociado da pessoa.

Com o passar do tempo, o esforço político de garantir uma imagem positiva de quem vive uma deficiência de modo constante parece perder sentido. Alguém porta uma deficiência como se porta uma carteira de identidade? Ainda assim, pode-se perder a identidade quando se perde a carteira??

Entendo "portador de deficiência" como uma alusão metafórica, podemos melhor traduzir a base ideológica do conceito. A metáfora é de que deficiência é uma "mensagem" sobre os  desajustes que existem sobre a infra-estrutura ambiental mínima para que as pessoas possam vir a ser o que tem de melhor para oferecer ao mundo.

Assim, um portador de deficiência, de fato é um "portador de acessibilidade;" é um "mensageiro" que lembra às pessoas menos conscientes (mas que sofrem com problemas de mobilidade em geral) de que todos devem buscar em conjunto a melhoria do meio edificado através do design universal e da sociedade inclusiva.

Caso algumas pessoas não se sintam confortáveis com os termos "mensageiros do design universal," ou "portadores de acessibilidade," evitem pelo menos de se perpetuarem na condição de "deficientes," numa postura passiva à espera de que soluções lhe sejam trazidas prontas. Senão, a deficiência se tornará um fardo difícil de portar.

  /\ início