Página Inicial      |      Conceitos



contato:




A D A P T S E


Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697 
sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

Espaços Integrados versus Espaços Segregados

Espaços integrados são acessíveis e permitem que usuários compartilhem experiências comuns a partir de características individuais peculiares no uso dos elementos construtivos com autonomia e inter-dependência entre as pessoas envolvidas na interação social.

Espaços segregados podem ser espaços acessíveis, mas favorecem experiências isoladas das pessoas no uso dos elementos construtivos, muitas vezes sem autonomia e independência pessoal. Em espaços segregados, os usuários conseguem alcançar objetivos funcionais e se movimentar em ambientes restritos  mas especificamente caracterizados para uso diferenciado do uso comum aos demais usuários.

Um ambiente verdadeiramente acessível para todos deve proporcionar espaços integrados. 

Uma rampa, por exemplo, pode ser um espaço integrado se estiver no percurso principal de acesso por todos. A declividade suave, a largura suficiente de passagem nos dois sentidos e a curta distância de percurso são características convidativas para todos os usuários de modo a vivenciarem experiências comuns de acessibilidade. Uma escada paralela e associada a essa rampa também pode ser um espaço integrado, pois ambas, rampa e escada formam um conjunto de experiências compartilhadas entre usuários que seguem numa mesma direção.

Contrapondo o exemplo acima, rampas e escadas podem ser espaços segregados quando sua utilização é determinada de modo isolado e diferenciado. Isso pode ocorrer por localização distante ou ilógica entre os elementos, características desconfortáveis para uso generalizado por todos, direção e sentido de percurso distinto. Assim, rampa e escada não mais formam um mesmo conjunto para experiência compartilhada. Dependendo de suas características operacionais, mesmo rampas ou escadas acessíveis irão proporcionar uma mensagem de desajuste, de isolamento, de experiências de interação social inapropriada, frustrante, e até intimidadora para pessoas com problemas de mobilidade. 

/\ início