Página Inicial      |     Novidades

 



contato:




A D A P T S E

Escola de Arquitetura

Universidade Federal

Minas Gerais


Rua Paraiba 697

sl 125

Belo Horizonte

30130-140


contato@adaptse.org

(5531) 3409 8810

 

Aconteceu em 2008:

Inaugurado o Portal da Acessibilidade no RS
A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS) promoveu em 25 de março, a Mesa Redonda sobre Acessibilidade com Ênfase sobre a Pessoa com Mobilidade Reduzida. Entre representantes do Ministério da Justiça (CORDE), do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Rio Grande do Sul, da Secretaria Municipal de Porto Alegre, e da diretoria da FADERS, o Prof. Marcelo P. Guimarães apresentou uma palestra sobre "Design Universal para Acessibilidade na Perspectiva Arquitetônica" e Urbanística juntamente com o Prof. José Antonio dos Santos Borges, que ministrou sua apresentação sobre recursos computacionais em tecnologia assistiva para acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência. Na ocasião, foi celebrada a inauguração do Portal de Acessibilidade da FADERS. 

Vale a pena conhecer este trabalho...

Aconteceu em 2007:

Acessibilidade: Uma Questão Espacial e Social 

Em 28 de novembro, O Prof. Marcelo P. Guimarães proferiu palestra sobre "Design Universal Normas Técnicas e Inclusão" no I Seminário de Acessibilidade de Nova Lima. O evento foi organizado pela Associação Novalimense dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos em conjunto com promoção da Inspetoria do CREA-MG em Nova Lima, da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal.

II Encontro Regional de Pessoas Portadoras de Deficiência

Em 31 de outubro, o Prof. Marcelo P. Guimarães proferiu palestra no II Encontro Regional de Pessoas Portadoras de Deficiência promovido pela UNILESTE - MG, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, em Coronel Fabriciano. O evento foi aberto à participação pública envolvendo formadores de opinião de instituições locais e regionais.

III Seminário Nacional de Acessibilidade

Ocorreu em Recife - PE nos dias 17 a 19 de outubro / 2007, um evento com organização conjunta dos conselhos regionais CREA-MG e CREA-PE, com o apoio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Ergonomia). 

O Prof. Marcelo P. Guimarães proferiu a palestra "Desenho Universal: Conceito Ainda a Ser Seguido Pelas Normas Técnicas NBR-9050 e Pelo Decreto-Lei da Acessibilidade." Outros painelistas abordaram experiências de acessibilidade, preceitos legais, práticas inclusivas e depoimentos.

Workshop na Carolina do Norte - EUA

A convite do Center for Universal Design, nos EUA, entre os dias 06 a 14 de setembro, o Prof. Marcelo P. Guimarães proferiu a palestra "The Holistic Approach to Universal Design Applications," firmou entendimentos de cooperação inter-institucional, orientou estudantes sobre sua experiência no Brasil e participou na banca avaliação da disciplina "Universal Design" do Prof. Sean Vance do College of Design, NCSU.

Pesquisa sobre Mapas de Acessibilidade 

O Conselho Nacional para o Desenvolvimento da Pesquisa - CNPq concedeu em 2007 recursos de auxílio financeiro à equipe do Laboratório ADAPTSE para o desenvolvimento da pesquisa "Mapas de Acessibilidade na Área Central do Campus da UFMG," com duração de dois anos.

Assim, a região próxima à Reitoria da UFMG será inspecionada numa avaliação de problemas de mobilidade e de orientação perceptiva ambiental. Rotas acessíveis (passagens, calçadas, trilhas e travessias de pedestres interligando edifícios) serão traçadas em formato multi-midial, incluindo-se o registro verbal das experiências dos usuários portadores de deficiência visual quanto ao acesso às distintas edificações.

Como resultados, espera-se o teste piloto de mapas que possam ser reproduzidos em quiosques direcionais potencialmente situados em diferentes setores da UFMG.

 

 

ALERTA !!!

Contra o acobertamento e a prática de charlatanismo na acessibilidade ...

O Prof. Marcelo P. Guimarães denunciou à Câmara de Arquitetura do CREA-MG sobre a existência de pessoas sem graduação profissional na área de arquitetura e engenharia e que se fazem passar por experts em acessibilidade. Espera-se que o Sistema CONFEA - CREAs impeça que tais pessoas continuem a oferecer cursos técnicos para profissionais pelo Brasil sobre as normas da ABNT.

"É compreensível que certas pessoas tentem tirar proveito de um mercado em expansão para se promoverem. Contudo, o Sistema CONFEA-CREAs não pode permitir que prevaleçam a falta de responsabilidade técnica, a falta de comprometimento ético e o descaso com a lei."

Colabore:
evite o charlatanismo...

verifique o
perfil profissional de seu instrutor ou consultor técnico!

verifique a experiência comprovada do autor do projeto e do executor de obras para acessibilidade!